terça-feira, 25 de novembro de 2014

Notícias da terça - 25/11/2014

Quanto vale uma ação solidaria?
Um sorriso largo de uma família que precisa!
Convidamos você à fazer parte desta campanha solidária de doação de alimentos para famílias carentes, idealizada pelo In’ Omerta MC, e será realizada com apoio da F1 e pessoas como você.
As doações deveram ser entregues na própria F1 Multimarcas.
Você também pode ajudar, o importante é ter a sensibilidade em olhar para o lado e colocar em pratica a ajuda ao próximo.
Participe com a gente, seja solidário.

O que não perguntar a uma mulher motociclista?
Jovem mulher motociclista fez um vídeo bem humorado...
A jovem motociclista Carol Hunka (foto abaixo), residente em Santa Catarina/SC, fez um curto vídeo descontraído e bem humorado, motivada por pessoas que não entendem o fato de que muitas mulheres preferem levar a vida sobre duas rodas do que num carro.
Carol escreve e colabora também com o site mulheresdemoto.com.br. Iniciativas de jovens são sempre bem vindas em nosso meio, afinal, são eles o alicerce do futuro do motociclismo e precisam ser incentivados.

A cegueira de movimento no motociclismo
Pilotos militares recebem instrução sobre cegueira de movimento durante o treinamento porque ela ocorre em velocidades mais altas e, até certo ponto, isto é aplicável a motociclistas também...
Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o painel de instrumentos quando em vôo, e nunca fixá-lo mais que alguns segundos num único objeto. Eles são orientados a manter a cabeça como se ela estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente.
Isso porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objeto por algum tempo faz a visão periférica sumir. Essa é a razão desse fenômeno ser chamado de cegueira de movimento.
Num acidente em que uma moto pilotada rapidamente atinge um veículo mais lento saindo de uma via transversal, os motociclistas geralmente afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda. Eles não estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena luz do dia, devido a cegueira de movimento.
Desse modo, nós motociclistas precisamos estar atentos a este importante detalhe ao pilotar nossas motocicletas.
Até cerca de três décadas atrás, esta técnica de “cabeça numa rótula & olhos se movimentando” era a única maneira de avistar outros aviões por perto. Hoje, os pilotos contam com radares, sensores e os mais modernos equipamentos de detecção, mas a velha técnica ainda tem utilidade.
Participe de uma pequena demonstração da cegueira de movimento.
É a mesma usada para pilotos em treinamento na salas de simulação antes mesmo que cheguem perto de um avião.
Assim, se estivermos dirigindo em velocidade numa rodovia e fixarmos o olhar na estrada à frente ou em qualquer outro ponto ou objeto, poderemos não ver um carro, uma moto, uma bicicleta, uma vaca ou um ser humano vindo de um dos lados ou mesmo à nossa frente. Mesmo na cidade em baixa velocidade é importante não fixar o olhar por mais de alguns segundos.
Recomendo que durante a pilotagem, procure sempre girar a cabeça olhando dos lados, assim também massageando sua nuca, piscando os olhos e nunca fixar algum ponto por demasiado tempo, como às vezes fazemos tentando ler a cidade da placa de um veículo que segue a nossa frente.
Pense nisso.
Por Otavio Araujo – Gugu - 71 anos,
motociclista a mais de 50,
roda de Honda Varadero XLV 1.000cc

Shineray faz retornar ao mercado tradicional fabricante italiana de motos

Recentemente apresentamos matéria sobre o ressurgimento de uma tradicional marca italiana de motos, a SWM, por meio de investimentos da chinesa Shineray, que também tem expressiva atuação aqui no Brasil.
A SWM fez sua reestreia para o mercado internacional a partir de estande própria na grande feira EICMA de Milão, a mais importante do setor de duas rodas no mundo. Na oportunidade, foram apresentados cinco modelos de um total de 6 que deverão compor a linha inicial que será produzida na ex-fábrica da Husqvarna na Itália.
Dessa vez, apresentamos a Gran Turismo 440 2015, um modelo que compartilha a mesma plataforma da já revelada na Gran Milano 440 2015, uma “Café Racer”, mas com um estilo mais clássico, com mais componentes cromados e de proposta ergonômica que privilegia mais o conforto.
O motor monocilíndrico de 435 cc 4 válvulas com comando SOHC refrigerado por ar e alimentado por injeção eletrônica, cujo projeto original advém da Husqvarna,tem câmbio de 6 velocidades. O freio é a disco na dianteira e a tambor na traseira. A suspensão é do tipo tradicional, com dois amortecedores atrás. A instrumentação é provida por dois mostradores analógicos, um para conta-giros e luzes-espia e o outro para velocímetro, hodômetros e luzes-espia. Apesar de ser monocilíndrico, o motor foi dotado de duplo escapamento. A altura do assento ao solo é razoavelmente baixa (790 mm) e a moto é leve para sua cilindrada (150 Kg de peso seco). O tanque de combustível é bem amplo e espaçoso, com capacidade para 20 litros. A roda dianteira tem 19 polegadas e pneu 90/90 e a traseira 18 polegadas com pneu 110/80. Ainda não foi divulgada a data prevista para entrada em comercialização.
Leo Toscano
ltoscanoshineraybr@hotmail.com
Shineray do Brasil

Programação do Pombal Moto Fest 2014

Fotos do 24° Festa dos Motociclistas em Ipueira-RN
Veja clicando na imagem


Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário